NÃO ROMANTIZE O IMIGRAR!

Sempre incentivo aqueles que tem vontade de imigrar a imigrar. Mas, por outro lado, cabe um alerta: como qualquer lugar do mundo, nada é perfeito e você, ainda que ganhe muito, poderá perder do outro lado. E quanto antes ter noção dessa realidade, melhor é para que realmente decida-se.

NÃO ROMANTIZE O IMIGRAR!

Um outro país é = a uma outra cultura, abandonar alguns hábitos e adquirir novos, é aventurar-se no novo, mas talvez sentir falta do passado. Isso envolve língua, xingar e papear no seu idioma, com os seus, envolve costumes, envolve hábitos diferentes. E isso é bom, mas pode ser um ruim também.

Talvez você vá sentir falta do pastel da feira, de sentar com os amigos para fazer churrasco a qualquer hora e toda semana, talvez vá sentir um pouco a falta do calor do brasileiro, do calor do clima do Brasil, do milho na orla da praia, do caldo de cana na beira da estrada, dos m2 da sua antiga casa, dos amigos e familiares aparecendo do nada na sua casa. A saudade, sabe?

Tudo isso pode ser positivo. Ou negativo. Depende.

Você também precisa estar preparado para não ver o casamento do seu melhor amigo, não se despedir-se pessoalmente de alguém que amou, não estar no batizado do seu afilhado, nem na formatura do seu irmão, nem de uma premiação de alguém muito chegado. Mudar-se de país muitas vezes envolve tudo isso, seja pela limitação de grana, de distância, de agenda ou de tudo isso.

Outra coisa que você tem que saber é que xenofobia infelizmente existe e em maior ou menor grau. Para alguns, isso fica nítido e dói demais. Para outros, é como entrar por um ouvido e sair por outro, afinal passa como irrelevante. Outros, enquanto imigrantes, sentirão o peso de não serem parte nem do Brasil, nem do novo lugar, por que ou você é “vc nem mora mais aqui!” ou “você é estrangeiro!”.

Talvez, como morador de um novo país, dependendo da sua limitação profissional, de língua, financeira ou etc., você poderá se deparar com um trabalho que você nunca pensou em fazer, ou não estudou para, ou ainda não estava nos seus planos, muito menos seguia seu currículo e suas principais aptidões.

•••

Há tanto pelo caminho. Não romantize. É uma realidade, portanto é real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s