Faro, Portugal, foi meu último destino, agora em Novembro.
Fiquei hospedada no Hotel Faro, localizado no centro da cidade, em frente à Marina. A vista é maravilhosa, bem como o café da manhã, os quartos aconchegantes e com uma piscina pequena e desejada (mas não aproveitada… Estava frio, 17ºC, mas com muito vento, portanto a sensação térmica caía muito!).
Considerando não se tratar de alta-temporada, como entre junho e setembro, a cidade se mostrou bastante pacata, tranquila, ótima para aliviar a cabeça.
Frequentada em peso pela 3ª idade – inclusive em meu vôo saindo de London, 90% eram idosos e ingleses -, encontrei vários brasileiros trabalhando nos restaurantes e negócios locais, sendo a maioria de uma leva de menos de 2 anos de vivência na Europa.
…
Voltando à cidade, há um centro histórico, com ruas de paralelepípedo, construções bastante antigas, que permitem voltar alguns anos na história. Nesse centro, há também várias lojas locais e algumas franquias mundiais, como Mango e McDonald’s.
Um dos pontos turísticos da cidade é o Arco do Repouso.

É impossível também não notar o Arco da Vila, um dos principais espaços para formação de ninhos das cegonhas que sobrevoam a cidade.


A Catedral de Faro é outra construção de admirar! A igreja foi construída sobre as ruínas do antigo templo romano. “Foi mesquita durante o período árabe sendo adaptada a Igreja após a conquista de D. Afonso III. Foi elevada a sede de bispado em 1577, ano em que ocorreu a mudança do assento episcopal de Silves para Faro” (Fonte: http://www.cm-faro.pt).
O Coreto foi destinado à apresentação de bandas e concertos musicais, construído no século XIX.

De Arte Barroca, a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi construída entre 1713 e 1719.

Sob inovação da arquitetura militar, há o Revelim, com uma linda vista para o mar.

Conheci também o Museu Municipal de Faro, um antigo convento. Interessante passeio para complementar o conhecimento sobre a cidade, além da área externa, ideal para apreciar a tranquilidade e descansar um pouquinho.
Além da parte histórica, a cidade é litorânea, super destino para dias quentes (imagino!). Tive a oportunidade de conhecer a Praia de Faro, localizada há 30 minutos do centro, tendo ônibus, linha 16, saindo do centro histórico para lá, por apenas € 2,35 cada ida. A praia é extremamente limpa, distante de região comercial (apenas algumas lanchonetes).
A cidade também conta com 2 shoppings center. Conheci o Forum Algarve, um shopping aberto, com lojas de franquias mundiais, como Swarovski, Hugo Boss, Zara, e outras até com carinha de Brasil, como O Boticário.
…
Ah! Já estava esquecendo de mencionar. O Aeroporto é na própria cidade, com um pouso quase sobre as águas (do hotel em que eu estava hospedada era possível ver os pousos). De Uber, ao centro histórico, é razoavelmente barato: aproximadamente €7. A linha 16, a mesma que vai para a praia, também tem o trajeto aeroporto-centro-centro-aeroporto.
…
Com certeza, voltarei a Faro! E no verão, please! Os dias quentes parecem fugir de mim! Rs…