Berlin: um passado triste, um presente com futuro

Capital da Alemanha, Berlin (ou Berlim, em português) é hoje uma bela cidade carregada de uma história um tanto assombrosa, mas que para o bem da nação, tem transformado-se ao longo dos anos. Berlim hoje tem uma outra cara.

Um dos pontos positivos da cidade é que Berlim não renega sua história. Pelo contrário, por toda a cidade, é possível trazer a memória esse passado de terror para que não venha acontecer novamente.

O Memorial do Holocausto foi criado para representar os judeus vítimas do Holocausto na Europa. Concentra-se em um quarteirão inteiro, com 2711 blocos de concreto em diversos tamanhos, causando a sensação de movimento.

Você deve recordar-se das aulas de história que abordavam sobre o conhecido Muro de Berlim e todas as implicações que causava.

1561127263869

O Muro de Berlim dividiu a cidade por 28 anos. Não importava se seus amigos e familiares estavam do outro lado do muro, você não poderia vê-los. De um lado a Alemanha Oriental, governada pela União Soviética através da República Democrática Alemã (RDA), do outro, a Alemanha Ocidental gerida pela República Federal Alemã (RFA) através dos americanos, britânicos e franceses.

“Entre 1961 e 1989, mais de 5.000 pessoas tentaram cruzar o muro e mais de 3000 foram detidas. Cerca de 100 pessoas morreram tentando, a última delas em 5 de fevereiro de 1989.”

(Fonte: www.tudosobreberlim.com)

A Queda do Muro se deu em 9 de novembro de 1989. Ainda hoje é possível notar as diferenças dos lados, em que o Ocidente é muito mais desenvolvido que o outro lado, porém onde era a Alemanha Oriental, atualmente se destaca um clima mais boêmio, com mais cafés e pubs e um clima de maior diversão e reuniões entre amigos.

Ah! Mantida parte do muro, a cidade conta com a East Side Gallery, a maior galeria de arte ao ar livre do mundo, espaço de importantes grafiteiros.

O Portão de Brandemburgo, que era a antiga entrada de Berlim e que foi cenário por onde passaram membros da realeza, as tropas de Napoleão e alguns desfiles nazistas, é hoje um símbolo do triunfo da paz sobre as armas. Vale a pena conhecer esse espaço.

1561224036176

Inclusive, no dia em que estive lá, pude presenciar a liberdade de expressão numa capital que até poucos anos atrás era marcada pela imposição, proibição, opressão e limitação de diversos atos.

Outro símbolo da cidade é o Parlamento Alemão de Berlim, antigo edifício de Reichstag, construído em 1894. Não tive a oportunidade de conhecer a área interna, pois é necessário agendamento razoavelmente antecipado. Mas voltarei lá um dia!

Com 368 metros de altura, sendo o edifício mais alto da Alemanha, é possível avistar a Torre de Televisão de Berlim, que foi construída em 1969 pela RDA como símbolo do poder comunista frente ao capitalismo. Excelente mirante por sinal!

1561216488539

A Igreja Memorial Kaiser Wilhelm foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e quase foi demolida, até que decidiram torná-la mais um memorial histórico da cidade.

Gedächtniskirche1

Outro ponto de extrema beleza é a Catedral de Berlim, maior símbolo religioso da cidade. Assim como a maioria dos edifícios de Berlim, a Igreja foi praticamente destruída em 1944, durante a Guerra. A reconstrução iniciou-se em 1975, concluindo somente em 2002.

Ainda há outros espaços para conhecer mais a história da cidade e do país, principalmente voltando-se aos tempos das guerras, como Berliner Unterwelten, que proporciona tours pelo subsolo de Berlim (mas não tive a oportunidade de conhecer…. Voltarei para isso também!).

Além de toda vertente histórica, a cidade apresenta o novo e o velho constantemente, bem como uma bela extensão de parques, ruas com belos cafés e pubs e uma diversidade de pessoas. Claro que estou falando da capital (é sabido que em outras cidades da Alemanha tal mistura ainda é muito restrita!).

Dentro dessa outra visão da cidade, conheci, por exemplo, uma quase “praia”, de água doce, a Berliner Bader, um lago privado, mas com valor acessível (aproximadamente €5) e de fácil acesso com transporte público. Para dias quentes, excelente e divertida opção!

Enfim… Berlim entrou no meu ❤️. Está passando pela Europa, ama história e cultura, Berlim é uma super dica!

P. S.: Agradeço inclusive meus amados amigos e hóspedes Daniel e Luísa. Carlos e eu voltaremos… Sorry! 😂

1561242301972

 

E ainda quase voltamos para London com uma gata! Hahahah!

1561116447495

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s