Debate ou embate?

Em tempos calorosos de eleição, muitos ditos amigos e familiares se distanciam um dos outros por “n” motivos: por não concordar; por não concordar e ainda ofender; por não saber dialogar; por não saber ouvir; por não querer ler, estudar e entender todos os lados; por, talvez, demonstrar como é egoísta apenas querendo provar que é melhor que os outros e pouco importa o que o outro pense, viva ou questione… a lista não tem fim.

E assim seguimos caminhando… Rumo a uma humanidade que parece distante de colher bons frutos, afinal têm sido plantadas apenas atitudes e pensamentos ruins, refletidos na intolerância, no ódio, no egoísmo, na maldade, na tontice, na falsa justiça e por aí vai.

O debate implica em contestar o outro com base em argumentos, onde ideias conflitantes são ponto de partida. Através de ouvir os outros lados, o ser humano tende a aprender com o outro e inclusive reconhecer onde está errando, podendo ou não modificar suas ideias centrais.

O problema do debate é quando vira embate. Realmente, não é fácil apresentar argumentos para aqueles que não querem ouvir. Realmente, não é fácil debater com quem não quer aprender e vivencia a síndrome da Gabriela – “eu nasci assim, eu cresci assim…”. Realmente, não é fácil tentar trocar uma ideia com quem retorna com ignorância. Realmente! Às vezes, é inevitável abandonar certos barcos, silenciar-se, pois com uns não há jeito… O tempo se encarregará de mostrar…

Mas e aí?! Ao invés do embate, tem como tentarmos o debate?

Não aproveitemos do outro para inflar o nosso ego. Por mais que por vezes pensemos que não, aprendemos com o outro quando há respeito na fala e na escuta.

Falemos. Escutemos. Discutamos com respeito. Ou, se preferirmos, silenciemo-nos totalmente e suportemos as consequências.

Acima de tudo, respeitemo-nos, coloquemo-nos um na posição dos outros, e informemo-nos antes de falar. Estejamos de coração e razão libertos para aprendermos.

Deixemos a ignorância para lá!

Debater é aprender a lidar com ideias contrárias às suas.

Laércio Monteiro

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s