Viver o presente é massa e desafiador

Não sei se já aconteceu com você, mas comigo isso é algo que vira e mexe paira minha mente: preocupar-se com o amanhã, esquecendo-se de viver hoje.

Isso gera uma ansiedade desnecessária, considerando que nem temos certeza de que o amanhã existirá.

Jesus, um cara maneiro pra caramba, durante o sermão do monte, disse: “…não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”.

Sempre ouvi isso, entendo como é da hora o presente, mas costumo dizer que é desafiador, visto que muitas vezes deixo o futuro martelar minha mente.

Já vivenciei algumas situações na vida que a insegurança do incerto futuro deram aquela acelerada na minha cabeça. Outras em que a vontade por chegar aquele dia lá da frente piava no meu interior.

Aqui em Londres, por exemplo, minha paciência e meu nível de ansiedade já foram testados em um grau que só Deus e meu psicólogo sabe 😅! Você talvez também já tenha tido seus picos de um ser ansioso. A começar pelo dia que aqui cheguei com Carlos e não tínhamos emprego ainda e o dinheiro estava super restrito. Como seria a semana seguinte era uma das questões que nos fazíamos!

Esse é apenas um exemplo. Outras muitas coisas aconteceram e que em alguns momentos deixamos de lado o hoje, focando no louco amanhã que é incerto, um amanhã que um dia ou outro, não teremos mais, enquanto que o hoje, o presente, está aí nos convidando a vivê-lo.

Esse viver o hoje inclui dias bons, dias maus. Dias de alegria, de ver a família, rever amigos, de trabalho produtivo, de férias merecidas, de lazer… outros, o choro vai bater à porta, as perdas vão acontecer, mas tudo faz parte da vida. E você, eu, nós teremos que enfrentar.

O esquema é encarar o agora! É o agora que existe. É ele que é certo, bom ou ruim, é o hoje que vale!

Façamos sim planos, tenhamos sonhos, busquemo-os, mas não deixemos que o futuro tenha o foco. Valorizemos o hoje, o único tempo real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s