✈️Vai viajar para o exterior?

Fique de olhos nas documentações já óbvias de viagem, como passaporte válido e passagem correta, mas principalmente, neste momento, nas restrições de COVID que os países estão aplicando.

Estávamos lá em Palma de Mallorca, Espanha, para embarcar pra cá, Reino Unido. Atualmente, você precisa ter agendado o teste, bem como preencher um formulário de localização do passageiro e apresentar o status de vacinação. Esse status interfere inclusive nas regras de entrada no país. Caso venha pra cá, consulte o site do gov.uk.

Como estava dizendo, já no aeroporto, no portão de embarque, o pessoal da companhia aérea começou a checar nossa documentação, essa exigida pelo Reino Unido quanto às restrições de COVID. Apesar de todos ali estarem com tudo devidamente preenchido e muito provavelmente já tinha anexado ao app da Ryanair, eles solicitaram tudo novamente. Para nós 2, foi tudo tranquilo, mas notei uma senhorinha bem apreensiva. Parecia que algo faltava para ela.

Enquanto a fila ainda não formava-se, ela fazia uma caça no celular e por algumas vezes o atendente da companhia vinha falar com ela. Até que uma hora ele disse a ela: “Sem isso, você não pode embarcar!”. Ela já bastante nervosa, resolvi me aproximar e oferecer ajuda. Vi que ela estava com dificuldades com a tecnologia do celular. Ela dizia que precisava do formulário de localização do passageiro. Naquele momento, ela digitava os dados no site do governo, mas a senha constava como inválida. Como sabia que era possível reenviar o formulário, pensei em recuperar a senha ou fazer um novo formulário da zero, caso ainda tivesse algum tempo. Ela digitava tudo muito devagar. Lembrei dos meus pais e sogros com acesso à net 😅❤️. Pedi para ela se eu poderia procurar e digitar pra ela. Ela deixou. A amiga, também senhorinha, respirou aliviada.

Fucei em tudo: fotos, screenshots, downloads e nada. Enquanto isso a fila andando. Não tinha certeza se daria tempo hábil para fazer um novo formulário. Tentei resetar a senha, já que ela digitava e não dava certo (deveria ser uma senha cheia de caracteres já que o governo exigia isso). Acho que ela realmente se esqueceu da senhona.

Tentei várias vezes recuperar a senha, mas ia para um telefone fixo que ela cadastrou. Ou seja, não receberia nunca a senha. Tentei resetar, dava erro no site do governo. Tentei refazer o formulário, até seria possível se ela tivesse o login. Mas o BO era a senha e não rolava criar um novo login para uma mesma pessoa. Site de documentos, você já sabe, né?!

Até que finalmente o bug do site do governo deu uma folga. Isso só ocorreu quando acessei o site do governo pelo e-mail dela, o link que ela tinha recebido dias antes. Consegui resetar a senha. Como não tínhamos tempo hábil para ela digitar uma senha dela, principalmente criar algo com aquelas regras, criei uma senha minha, a avisei sobre isso e ela aceitou. Deu certo! O bendito PDF abriu! A fila quase acabando e ela conseguiu entrar. Me olhou muito agradecida e partiu… sem a senha, porque esqueci de passar pra ela e ela de me pedir. Espero que ela reset a senha como eu também fiz.

Moral: confira e faça todos os documentos necessários, tenha eles todos em mãos, ou garanta fotos e arquvos dele no seu celular (desde que seu celular tenha bateria). Mas enfim! Tenha eles de pronto caso qualquer um peça! E mais… ajudem os mais velhos, principalmente nesse quesito tecnologia. Por um deslize, você pode ficar barrado e não embarcar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s