1) Não é porque você usa palavras difíceis ou até inusuais que você se comunica melhor.
2) Você tem liberdade de escolher as suas palavras em um texto ou fala, mas saiba que nem sempre vão te entender. Será necessário explicar ou até ser mais claro. Coesão e coerência são essenciais. Releitura de suas escritas e falas também!
3) Muitas vezes as palavras escolhidas em um texto ou fala, automaticamente, delimitam quem será seu público-alvo e qual é a escala de leitores e ouvintes que você atingirá. Portanto, pense sempre no objetivo do seu texto, quem é o seu público e se você quer optar por uma linguagem mais acessível que alcance mais pessoas, ou se prefere rebuscar, para que no mínimo intrigue as pessoas, podendo seguir a leitura, bem como a abandonarem.
4) Cuidado para não ser repetitivo demais. Isso pode cansar seu leitor/ouvinte e a mensagem, que é o fator principal, não ser entregue.
5) Significado e significante andam colados. Não adianta você escolher uma palavra que tem um sentido descontextualizando-a ou distorcendo seus usos.
⚠️E aí? Já deu alguma “bola fora” das mencionadas acima?
#escrevasembloqueio
#escritacriativa #destraveaescrita #escrever #escreverbem #amoescrever #precisavaescrever #escreverfazbem #dicasdeescrita #texto #textao #escrevendo #palavras #coesao #coerencia #coesaoecoerencia #bbb21 #bbb
Muito pertinentes suas colocações sobre retórica x despertar interesse x realidade, Karen. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada! Feliz pelo seu retorno! Estou procurando trazer reflexões diárias no Instagram também. Fica o convite: Instagram.com/escrevasembloqueio 😊
CurtirCurtido por 1 pessoa