VOCÊ SABIA QUE TIPO TEXTUAL É DIFERENTE DE GÊNERO TEXTUAL?

E aí? Já ouviu falar sobre gêneros textuais? E tipos textuais? Sabe do que estou falando?

Talvez você esteja pensando: “Karen, para mim é tudo igual” e mais: “Por que entender essa diferença pode me ajudar a desenvolver textos melhores?”.

Antes de tudo, é necessário diferenciarmos gênero textual de tipo textual. Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc. São limitados, basicamente, definidos em: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição.

Já os gêneros textuais (ou gêneros discursivos, segundo alguns teóricos) possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural. São “infinitos” e são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função: manual de uso, receita culinária, carta do leitor, carta ao leitor, dissertação expositiva-argumentativa, fábula, HQ, curriculum vitae, e-mail, biografia, autobiografia, anúncio publicitário, teatro, lista de compras, notícia, reportagem, crônica, conto etc. Os gêneros textuais são, portanto, as variadas formas de escrever, com diferentes fins, com características específicas e podendo ser diversos os veículos onde esses textos podem ser publicados.

Por exemplo: uma notícia é um gênero textual que faz parte do tipo textual informativo. Um conto é um gênero textual da narração. E por aí vai!

Agora respondendo ao possível questionamento, sobre como diferenciar isso pode me ajudar a escrever, respondo: a escrita criativa nada mais é do que poder escrever com criatividade a partir do conhecimento das ferramentas da escrita. Ter o domínio de alguns gêneros textuais, e aqui digo alguns porque é impossível todo mundo saber produzir todos com facilidade, permite deter algumas ferramentas, pensar em quem é o leitor, onde vai ser publicado, como esse texto é escrito, para que somado ao conteúdo e a sua estratégia ao escrever saia, assim, um bom texto.

Quem aí já está a fim de produzir textos com base em gêneros textuais além da mera ideia de fazer uma redação?

#escrever #escritacriativa #escritacriativaonline @ Regent Street

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s