O primeiro museu de cera Madame Tussauds foi inaugurado em Londres, na Baker Street, por volta de 1835. A criadora, Marie Tussaud (originalmente Marie Grosholtz), nasceu em Estrasburgo, na França, em 1761. Ela aprendeu a arte da cera com o patrão de sua mãe, médico suíço Philippe Curtius, que fazia modelos de cera para ilustrar estudos de anatomia.
Como uma demonstração forçada de sua lealdade à Revolução Francesa, ela foi ordenada a criar máscaras mortuárias dos aristocratas guilhotinados da ex-monarquia, incluindo seus antigos empregadores: o rei Luís XVI e Maria Antonieta. No começo do século 19, Madame Tussaud principiou uma exposição itinerante pela Grã-Bretanha, que culminou em seu museu na Baker Street. A exposição se expandiu para incluir a realeza inglesa, figuras políticas famosas e dioramas de criminosos notórios e seus cenas de crimes horríveis.
De modo a representar autenticidade, Tussauds conseguiu artefatos originais para embelezar suas obras – do carrinho usado para transportar os restos desmembrados das vítimas do assassinato de Hampstead em 1890 até as vestes brilhantes da coroação do Rei George IV. Alguns dos trabalhos originais da artista, como as máscaras mortuárias, ainda estão em exposição em Londres. E não é que os cabelos dos bonecos são de verdade? Sim! Barbas, sobrancelhas e bigodes também. E, em cada um dos museus Madame Tussauds pelo mundo, há profissionais designados para manter a aparência de toda cabeleira com direito a xampu e pente, inclusive.
O museu de Londres escapou de 3 catástrofes no século 20 (um incêndio enorme em 1925, um terremoto em 1931 e um bombardeio nazista durante a Segunda Guerra, em 1940). Acredita? Ah! Com essa resistência toda, hoje há museus Tussauds espalhados em 24 cidades em 4 continentes. Os estúdios do museu ainda empregam algumas das técnicas originais usadas por Tussaud, produzindo figuras brilhantes de estrelas de Hollywood, atletas profissionais e políticos infames, personalidades que já se foram e outras ainda presentes neste mundo.
O processo de meses começa com uma série meticulosa de fotografias e medidas das quais um escultor modela uma figura de argila. Uma vez terminado, um fundidor derrama um molde de cera; especialistas em cores combinam cuidadosamente os tons de pele, dentes e olhos; e os cabelos e pêlos humanos reais são inseridos individualmente. Cada peça custa mais de £150.000, como a escultura recente do presidente Donald Trump que levou 5 meses e 20 artistas para ser concluída.
O maior boneco ja criado foi o Hulk, com 4,5 metros de altura e 2,4 metros de largura, com dedos mais grossos do que braços de um adulto normal. Já o menor boneco até hoje é o da Sininho, do Peter Pan, com pouco menos de 16 centímetros de altura. Ah! A ideia de criar uma estátua de cera de uma pessoa é ter uma réplica exata dela. Cada estátua é feita 2% maior do que a pessoa realmente é. A razão para isso é que a estátua encolherá durante o processo, portanto, no momento em que as estátuas forem colocadas para exibição, o tamanho da estátua estará correto.
Quando a filial do Madame Tussauds em Berlim abriu suas portas, um alemão não ficou muito feliz. Ele passou pela segurança no dia da inauguração, correu para a estátua de cera de Adolph Hitler e arrancou sua cabeça. Além de não saber que decapitar estátuas de cera ao visitar Madame Tussauds não é permitido, o perpetrador estava infeliz por Hitler ter se tornado uma atração turística. Em NY, a estátua de P. Diddy também teve sua cabeça arrancada por um espectador e pisada várias vezes. Ranço que fala?
Mais de 500 milhões de pessoas já visitaram o Madame Tussauds de Londres desde sua inauguração. Atualmente, o ingresso custa £28.50, se comprado online, ou £36 no balcão.
E aí? Ficou na vontade de passear por esse museu? Apesar de não ser free, indico! É divertido e quem gosta de fotos, é possível fazer uns clicks bem legais!









As fotos são realistas, ficou lindas e ótima explicação.
CurtirCurtir
Iremos passear lá quando vc vier aqui!
CurtirCurtir