Deus me free do elitismo acadêmico branco!

Por que digo isso?

Quem aí assistiu Karnal, um dos filósofos atuais de mais renome e que eu também considero super inteligente, mas como todo branco acadêmico elitista ja deu um bola fora (me incluo nesse grupo, num nível de inteligência talvez não tão elevado quanto ao do Karnal, mas que por vezes já me vi dentro de grupos brancos, acadêmicos e elitistas, que desconhecem muitas realidades e desabrocham em vomitar fórmulas e verdades como se fossem absolutas… e ainda dão bola fora!).

Meu amigo! Périclão! Grande artista brasileiro, preto, natural de Santo André-SP, um dos grandes nomes do samba e pagode brasileiro, que já tocou em sorveteria, já foi cabeleireiro, grande nome dentro do Exaltasamba e hoje cantor solo, assumindo um grandes palcos desse Brasilsão. Não famoso pelas atuais lives.

Tudo bem, Karnal, talvez você não conhecê-lo. Talvez você não curta muito um pagodão, um samba, o típico ritmo oriundo da africanobrasilidade, aquele que vem das camadas não-elitizadas do país. E olha que sou rockeira, mas conheço o grande Périclão, aquele que vai além de uma voz criativa, aquele que conquistou seu espaço neste país tão desigual e que academia erra em desconsiderar quem não faz parte dela.

View this post on Instagram

Só conhecia o Pericles Grego? Depois vocês falam que eu estou de implicância. BUT veja como são medíocres e rasos alguns brancos brasileiros. Intelectuais brancos, geralmente são classistas e eurocentrados e não tem o mínimo de conhecimento do Brasil de profundo. Falam para um grupo seleto de “wanna be” europeus… ninguém é obrigado a conhecer tdo mundo, mas no Brasil, é incrível como os brancos não sabem nada sobre os negros, tanto que sou constantemente chamado pra dizer que existimos. . . . Como assim o @pericles ficou famoso agora na época das lives? Como assim a voz dele até que é boa/criativa? Esse é um exemplo clássico ao vivo de como os brancos intelectuais funcionam. Repare que em qualquer vídeo, esse senhor consegue disparar 90 milhões de referências europeias, para explicar um assunto. É isso! . . . Entenderam o que significa “música de preto e pobre!” Pra alguns deles é isso… é uma estrutura que só reconhece Schubert, Chopin, Mozart… Pergunte a ele sobre autores afro-brasileiros e é capaz dele dizer que ainda não leu…. Maria Carolina de Jesus recentemente né… (ops to ofendendo o mago da branquitude) Esse mini vídeo mostra a ignorância de muitos deles que não sabem nada sobre a cultura afro-brasileira. Mas ao mesmo tempo que não sabem nada sobre os nossos, eles, os donos da caneta que assina quem entra, quem recebe, o que é correto, nos obrigam a todo tempo a entender a cultura deles… Maria Antonieta… Revolução dos Pobres Franceses, Música Indigo e o escambau. . . . Senhor professor, mago dos brancos, deixa eu te explicar, é o senhor quem ficou famoso depois do advento da internet. O famoso entre vocês 3 aí nessa bancada é o Pericles… há décadas, ele é um dos maiores expoentes da música popular brasileira. É o contrário. Ele é famoso e o senhor é que foi mais exposto depois das redes sociais… ajuste ai pai!

A post shared by AD Junior (@adjunior_real) on

Grande Péricles! Fica minha admiração a você e a minha sugestão ao Karnal e a nós brancos e/ou acadêmicos e/ou elitistas: conheçamos outros Péricles, outras bolhas e valorizemos e acima de tudo não desvalorizemos aqueles que buscam todos os dias os seus espaços… valorizemos outras culturas e nomes que não sejam só de origem europeia, afinal até quando a colonização estará sobre nossos ombros?

Numa TV que atinge a grande massa fica complicado ouvir um acadêmico branco diminuir um preto que já é nome faz tempo no país! É preciso conhecer a própria cultura do país e valorizar os seus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s