19 de abril: Dia da Família TRADICIONAL Brasileira

19 de abril, Dia dos indígenas, Dia da Família TRADICIONAL Brasileira, Dia de reflexão e busca conhecer e entender quem eles realmente são e como vivem.

Hoje não é dia daqueles “índios folclorísticos”, estereotipados, delimitados pela mentalidade preconceituosa de boa parte da população brasileira (imagine os desenhinhos típicos das escolinhas de antigamente (diga-se de passagem, umas até hoje, infelizmente, apesar da lei 11.645, de 2008, que obrigou que a temática indígena saísse do 19 de abril e se tornasse parte de algumas disciplinas escolares, trazendo maior conhecimento sobre essa diversidade)). Mas sim dia de lembrar dos povos indígenas, os originários, aqueles que estão no Brasil antes de muitos, que vivem a resistência ao longo dos anos.

Talvez hoje também seja um bom dia para observar os preconceitos que muitos de nós da sociedade brasileira ainda temos em relação aos povos indígenas. Com pesar, é um tanto comum ainda ouvirmos muitos associarem os povos indígenas aos termos “preguiça”, “atraso”, “selvageria”, “aqueles que tem muita terra e não sabem aproveitá-la como deveria” e por aí vai, fato que desconsidera a diversidade e a riqueza desse povo, inclusive a própria humanidade e identidade deles.

Pensar que há um pouco mais que 500 anos atrás, chegavam os europeus, nas figuras de exploradores, colonizadores e padres jesuítas, que sem mais, nem menos, usavam da sua força na tentativa de desconstruir social e culturalmente tudo aquilo que caracterizavam os indígenas.

E isso seguiu. Segue até hoje. Basta ver a Força Nacional convocada em Brasília, a fim de coibir qualquer tipo de manifestação do movimento indígena, durante o Acampamento Terra Livre (assembleia de povos indígenas do Brasil, que acontecerá entre 24 a 26 de abril, na capital federal).

Indígenas não são passado. Eles são. São nos dias de hoje.

Quais são as perspectivas para os representantes da diversidade indígena?

Escorraçados como nos tempos de 1500, ainda que hoje estejamos em 2019?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s