O caminho para a Independência Financeira, da Viver de Investimento

Em 2019, me interessei por estudar alguns conceitos sobre independência financeira e para um bom começo, iniciei a leitura do e-book O caminho para a Independência Financeira, da Viver de Investimento (para baixá-lo, clique aqui. É gratuito!).

screen shot 2019-01-28 at 09.47.44

Já falei desse livro em outro post. Portanto aqui trarei apenas um breve resumo dos conteúdos que você poderá ter acesso ao lê-lo, caso queira estudar um pouco mais sobre o assunto. Já é um ótimo começo! Conforme promessa no site da Viver de Investimentos:

O eBook O Caminho para a Independência Financeira é um livro para ajudar aqueles que querem atingir a independência financeira.

Este livro é escrito em uma linguagem bastante simples e de leitura rápida, como autoajuda. Apesar de tratar sobre finanças, especificamente sobre educação e independência financeira, assunto que por vezes é pouco estudado pela população brasileira, sua leitura é muito fácil e de grande utilidade se os conceitos ali aprendidos forem colocados na prática (ao menos, tentar!). A verdade é que todos manuseamos o famoso “money”, mas muitas vezes penamos para usá-lo adequadamente, sem dores de cabeça e passear pelo vermelho da conta bancária.

São 87 páginas divididas em 11 capítulos:

  1. O Que é Independência Financeira
  2. O Mito da Ganância
  3. O Poder dos Pensamentos
  4. Alfabetização Financeira
  5. Conhecendo Sua Situação Financeira
  6. Definindo suas Metas
  7. Pague-se Primeiro
  8. Orçamento da Independência Financeira
  9. Princípios de Investimentos
  10. Plano da Independência Financeira
  11. Aumentando sua Renda

 

A seguir, alguns trechos:

Tratar o dinheiro com respeito significa tratar cada centavo como uma fortuna, tomando decisões refletidas e ponderadas antes de gastar qualquer centavo.

 

É um fato que a maioria das pessoas não sabe qual o real estado das suas finanças, pois têm medo dos números que irão encontrar se fizerem as contas. Acham que se ignorarem os problemas financeiros eles irão se resolver quando a sua renda aumentar. Na verdade, o aumento de renda só agrava o problema. É como um cano com vazamento: aumentar o fluxo de água só piora o vazamento.

 

Albert Einstein disse uma vez que “os juros compostos são a força mais poderosa do Universo”. Isso é uma grande verdade porque o poder dos juros compostos é tão grande que ele pode ser o seu melhor amigo como investidor, fazendo com que uma pequena soma de dinheiro vire uma soma enorme, bem como pode ser o seu pior inimigo se você for um devedor, aumentando o tamanho das dívidas rapidamente.

 

Nunca é tarde para aprender e por em prática novos conceitos, alterando inclusive seu estilo de vida.

Deixe um comentário