Uma outra língua

Como aprender uma outra língua?

Esse tem sido um grande desafio para mim, que aos trancos e barrancos, sigo tentando.

A língua é uma das grandes riquezas que um ser humano detém… Comunicar-se é uma dádiva e talvez apenas percebamos isso quando nos deparamos com a dificuldade em praticar tal ato.

Quase que como um mantra e também para te incentivar a adquirir uma outra língua, listarei a seguir algumas dicas para, quem sabe, você também enfrente esse desafio em 2019:

  1. Leia: Ainda que nada entenda, leia. Leia diariamente ainda que seja um simples parágrafo.
  2. Escute: Exaustivamente, escute. Uma dica legal é escutar justamente o texto ou parágrafo mencionado na dica anterior. O mesmo texto, aproximadamente, uns 40 minutos a 1 hora por dia. Além disso, assista séries, filmes, documentários (principalmente aqueles que você já conhece o contexto de cor e salteado!).
  3. Escreva: escreva ainda que pequenos diálogos, textos, frases, a fim de entender a estrutura gramatical, sem ter que se apegar tanto a regras.
  4. Converse: ainda que não esteja no país da tão desejada língua, hoje com o avanço da internet, existem aplicativos para isso, que permitem conversas entre usuários cadastrados (HelloTalk, por exemplo), bem como envio de frases curtas para correção, além de grupos de redes sociais. E se você tem a oportunidade de falar, fale! Sem vergonha (é difícil no começo, mas necessário!).
  5. A fim de ampliar vocabulário, você pode, por exemplo, a partir da leitura e da escuta, selecionar de um pequeno texto aproximadamente até umas 20 palavras não compreendidas e as localizar no dicionário, com tradução, e também em um dicionário da própria língua a ser aprendida, lendo assim a correspondente definição.
  6. Outra boa dica para ampliar o vocabulário, é estudar a etimologia das palavras e ver quais as outras advindas da mesma raiz.
  7. Dentro do entretenimento, cabe ênfase a música, que também é uma boa estratégia (desde que não se atente apenas à melodia e cantarole o “lalalá!”). Leia, escreva, ouça a mesma música até enjoar. Repetição forever ever!
  8. Atualize o idioma de todos os seus equipamentos eletrônicos para a língua que deseja adquirir. Isso já te ajudará a adquirir mais vocabulário.
  9. Baixe aplicativos relacionados a língua, principalmente no estágio inicial, para que te dê uma motivada, bem como acesse os vários conteúdos no Youtube.
  10. Tente ao menos 2 horas de contato diária com a língua, independente do meio: conversação, leitura, escuta…
  11. Estude a língua baseada em alguma motivação: gosto pela língua, por uma personalidade do país da língua, por uma necessidade no trabalho e/ou nos estudos, para ampliar currículo… Enfim… Tem que ter algum porquê de estar estudando. Acima de tudo, saiba que o caminho talvez possa ser um tanto difícil, mas vale a pena poder se virar diante da necessidade, além de ampliar o leque de contatos.
  12. Estipule metas de pequeno prazo e siga alcançando e ampliando os níveis.

 

Enfim… Aqui são apenas algumas dicas que quis dividir com vocês nesse meu árduo caminho em busca do inglês e do italiano. Ainda estou no caminho!

E você? Também está empolgado em aprender um novo idioma? Se sim, qual? Quais são suas estratégias de aprendizagem? Divide aqui nos comentários com a gente!

 

“Aprender nuevas lenguas es entrar em otros tantos mundos nuevos.”

George Steiner

 

 

 

Um comentário em “Uma outra língua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s