Lívia Toso: imigrante determinada e persistente

Lívia Toso, 28 anos, casada, brasileira, nascida em Baixo Guandu, Espírito Santo, sempre teve o sonho de morar na Inglaterra: “O Brasil é um país com um potencial enorme para dar ao povo uma qualidade de vida incomparável, mas que infelizmente está nas mãos erradas (e eu não vejo opções de mãos certas por enquanto). É o país onde cresci e onde minha família e meus amigos moram, que sempre terá um lugar muito especial no meu coração e pelo qual eu torço muito para que melhore! Já a Inglaterra é onde eu sempre sonhei morar, é o país com o qual eu mais me identifico culturalmente. […] minha paixão pela Inglaterra começou pelo cinema, especificamente, com Harry Potter, além das músicas de Beatles, The Who, Rolling Stones…”

Então, um dia, Lívia resolveu correr atrás desse sonho…

screenshot_20180719-1335561757757853.png
De modo a conseguir atingir seu objetivo, Lívia optou por ir atrás de sua cidadania italiana, já que com ela poderia habitar na Europa legalmente. Esse foi um dos maiores desafios da vida dela: “fazer meu processo de cidadania italiana sozinha, sem ajuda de nenhum assessor, foi um desafio incrível! Primeiro, correr atrás de todos os documentos… e depois mudar para um país em que não falava o idioma e ter que lidar com questões difíceis, como alugar casa e outras burocracias do processo” – conta Lívia.

Lívia se define como uma pessoa muito persistente e determinada e tem levado consigo a frase do filme de Coraline: “quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem” (Coraline e o Mundo Secreto). Mas ela confessa que não foi sempre assim…

Em alguns momentos de sua vida, Lívia se deparou com fases de extrema zona de conforto, como ela mesmo confessa, principalmente, após os 5 anos seguintes do término de sua Faculdade de Relações Internacionais, curso do qual não se identificou: “Após me formar, precisando pagar as contas, comecei a trabalhar como agente de viagem e depois como agente de atendimento ao cliente em uma loja de vinhos muito conceituada no Brasil. Trabalhei nesses empregos por 4 anos, sabendo que não era o que eu queria fazer da minha vida, mas meio que sem saber para onde ir e com medo de tentar qualquer outra coisa nova”.

Para sair desse status, a estratégia utilizada por ela foi bastante simples: “Coloquei os meus planos e sonhos no papel. Escrevi onde queria chegar e descrevi cada passo para que fosse possível alcançar os objetivos. Uma vez que você coloca os planos no papel, fica mais fácil organizar as ideias e ir completando cada passo até conseguir o que deseja” – descreve.

Esse momento de reconhecer em qual degrau estava, fez com que Lívia mudasse os rumos de sua história, correndo atrás de seu sonho inicial.

Atualmente, já vivendo na Inglaterra, Lívia é recepcionista em uma empresa que aluga apartamentos para turistas em Londres, sendo a responsável por todo o processo de check-in dos clientes: “Lido com pessoas de diferentes backgrounds todos os dias… pessoas de qualquer lugar do mundo, de todas as religiões, raças e culturas. No meu tempo livre, tento administrar minha paixão por maquiagem!” – explica Toso.

37370456_675990849429918_7442318776458018816_n

Ela está adorando viver em Londres, mas confessa que há altos e baixos: “A distância da família e dos amigos pra mim é a pior parte, na verdade, é a única parte realmente ruim. Em questão de emprego, adaptação, etc, a gente vai dando um jeito de pouco a pouco. O que é realmente pesado é não ter onde se apoiar caso algo aconteça.. É o sentimento de estar realmente sozinho, não no sentido de solidão, mas sim de ter que se virar sozinho mesmo, apesar do meu companheiro que me ajuda muito. No mais, acho que me adaptei facilmente.”.

Lívia Toso tem, também, um canal no Youtube (Lívia Toso), página no Facebook (Lívia Toso) e Instagram (Lívia Toso) espaços em que concede dicas de make-up, conta um pouco sobre a vida na Itália e cidadania e também sobre viver em Londres, além de suas viagens pela Europa.

Continuando com seus sonhos, Toso já tem uma nova meta: tornar-se maquiadora profissional no mercado do cinema e da televisão britânico: “tenho praticado bastante para ganhar mais habilidade na área, além de tentar ampliar meu nicho de pessoas que trabalham na área, a fim de estabelecer conexões para novos jobs!”.

Lívia acredita e persistirá: “Como afirma Sylvester Stallone, no filme Rocky VI: “Não é sobre quantas vezes você bate, mas sim quantas vezes você aguenta apanhar e continuar seguindo.”” – conclui Lívia.

Com essa persistência e determinação, Livia inspira e chegará lá! Ficamos na torcida!

Por falar em inspirar, Lívia se inspira em Leonardo DiCaprio com seu trabalho em prol do meio ambiente, principalmente, por ser alguém da fama e que usa essa fama para instruir toda uma população sobre seus hábitos e efeitos.

Como aponta Lívia, todos na sociedade têm seu papel e suas causas que podem mover o mundo: “Como diria Michael Jackson, I’m starting with the man in the mirror. Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem. Em vez de apontarmos tanto para as falhas dos outros, podíamos começar a tentar a ver mais o que poderíamos mudar em nós mesmos. Cada pessoa vai se identificar com uma causa e se cada um de nós se adaptar um pouquinho à causa do outro, o mundo seria muito melhor para se viver”. E é em seu dia-a-dia que Lívia tenta ser melhor, avançando na vida e, acima de tudo, com respeito ao próximo e ao mundo em que vive.

5 comentários em “Lívia Toso: imigrante determinada e persistente

  1. Adoro a Lívia desde sempre.. e a família dela é linda por dentro e por fora. Sempre soube da vontade de querer morar na Inglaterra e a admiro pela persistência, coragem, lealdade ao seu sonho e depois de tudo isso conquistado, ainda uma menina/mulher de coração grande, humilde, amorosa e sempre à disposição para ajudar qualquer pessoa que precise.
    Também estou com o processo de reconhecimento da cidadania italiana em andamento e a Livia foi uma enorme ajuda em relação a conseguir os documentos italianos.
    Prima linda, te adoro tá?!? 😘😍😘😍

    Curtido por 1 pessoa

  2. É maravilhoso o sentimento de ver Livia realizando seus sonhos, que sem dúvidas tiveram muitas lutas. Me orgulho muito de ter você como amiga, serve de exemplo de quando desejamos algo, sim é possível alcançar. Só não vale desistir, pode apenas descansar, Sua determinação é incrível e foi fundamental. Parabéns Livia, que seu canal continue crescendo e sua vida cada dia mais abençoada. Até porque seu sucesso só está começando. Coragem sempre!!!! Amo muito você, Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s